quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Viva o "Movimento Racional" !! - (não é aquele do Tim Maia)

Olá, amigos que acompanham este humilde blog. Quero fazer uma pergunta simples, mas provavelmente sua resposta não seja tanto assim. Você já parou para pensar se está cuidando daquele que é o mais valioso bem que possui?

Não estou falando aqui de bens materiais, sua namorada (o), mulher, marido, mãe, avó, tia, cachorro, planta, etc. Estou falando daquele que é o “habitat” de todas as experiências ao longo da sua vida. Das alegrias, tristezas, prazer, euforia, paixão, calor, frio, amor, etc. O maior patrimônio que você possui é o seu corpo. Com “ele” em plenas condições, você “rodará muitos km’s” por aí.

Não sou médico, nem pretendo. Não faço parte de um grupo de conselheiros,  ministério da saúde, nem defensor de nenhuma entidade religiosa ou algo parecido. Também não sou atleta profissional, nem defensor daquela fórmula “doentia” de ir a uma academia todos os dias, transformando a busca de melhor qualidade de vida, numa tortura de lhe tirar o sorriso. Nem me refiro a uma adaptação de uma rotina de atletas para pessoas comuns. Não é esse o objetivo.

Escrevo isso por uma questão "racional" , porque agora que passei dos trinta e “uns”, vejo como este tema é importante.

O que me refiro é a somatória de pequenas atitudes que farão diferença pra todos nós, hoje e amanhã. Dizem por aí que tudo demais faz mal. De certa forma, contesto !! Eu, por exemplo, gosto de dormir e isso é um prazer que quando tenho oportunidade, não vou me privar, principalmente porque me faz muito bem. Com boas horas de sono, o humor melhora, a paciência fica maior, o dia fica mais animado, etc. Mas, no meu caso de mortal comum e pra todos os que gostam deste “esporte”, dormir apenas, não é o suficiente.  Eficiente mesmo é o movimento !!

Cada vez que luta contra aquela preguiça que pede pra ficar no sofá, na verdade você está ganhando “tempo para o futuro”. Está evitando horas no médico e possíveis dores que possam surgir. Então, mexa-se, pratique um esporte, caminhe boas distâncias num parque, dance, escolha algo que goste de fazer.

Não é necessário buscar um desempenho profissional. Apenas tornar o “movimento” um prazer. Tenha certeza que por trás desta atitude, você ganha “doses de saúde” para aproveitar sua vida. O movimento é democrático e evita que sua mente seja tomada por pensamentos negativos, pois exige que naquele momento em que pratica a tal atividade, tenha que pensar primeiro na sua missão em vencer a inércia. 

Para isso, não há idade, nem cor, nem altura, nem raça, nem peso, não é preciso ser o “atleta profissional” para mudar a sua qualidade de vida. É doloroso inicialmente, mas depois de algum tempo são tantos benefícios que se tornam uma obrigação pessoal. Obrigação de cuidar daquilo que é o seu maior patrimônio, o seu corpo, sua saúde. Cuide dele e seja feliz ! Garanto que será muito mais do que pode imaginar.

As grandes transformações pessoais neste campo e em outros, começam a partir do momento em que as idéias se formam e você sente obrigação de colocá-las em prática. Este é o seu momento, certamente não se arrependerá. Faça um contrato consigo mesmo ! Siga em frente e daqui a algum tempo, quem sabe você conta sua experiência pra mim ?

Vou finalizar usando uma frase de uma música antiga, bem conhecida, mas que continua mais atual do que nunca,.”..quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”
-----------------------------------------------------------------------------------
sugestões, opiniões, escreva: ogfilho@gmail.com

Um comentário:

  1. Oi Osvaldo, amei seu texto e sou prova viva de que um corpo bem cuidado proporciona qualidade de vida, saude e felicidade! É tão obvio, não é?! Pena que na pratica não seja assim porque a maioria não se importa..Elaine de Taiwan

    ResponderExcluir