segunda-feira, 7 de abril de 2014

Não precisa acreditar, basta ver...

O estado de São Paulo está à beira de viver a maior “seca” dos últimos 50 anos. Isto mesmo, seca, aquela que uns trinta anos atrás, ocupava grande parte dos telejornais e que assolava cidades do nordeste do país, onde por longos anos, "excelentes políticos brasileiros" dominavam a região na base do voto do cabresto. É certo que, em alguns estados, ainda hoje, os mesmos "clãs" mandam e desmandam. Temos ex-presidente que desde os tempos da Princesa Isabel, continua dando as cartas, passados quase "100 anos". Primeiro foi o pai, depois o filho, depois a filha, a bisneta, o tataraneto, etc. 

E não é que o problema continua? Tivemos inúmeros progressos na vida moderna, mas eles, "coitados" não conseguiram resolver a falta de água em alguns locais. Coitados destes políticos. Sempre tão "solícitos, honestos e patriotas". Sempre preocupados com a nação, a saúde e educação. Mas a "seca" que falei em SP é um pouco diferente. Aqui a questão da futura falta d'água decorre da péssima administração ou falta de planejamento e tratamento dos recursos hídricos. O reservatório que abastece a cidade está com capacidade abaixo de 15% e considerando o tamanho da área abastecida pelo reservatório e a quantidade de pessoas que nela residem, não é difícil perceber que caminharemos para uma situação extremamente precária e de longo racionamento. Pense, o verão acabou, entramos no outono onde as temperaturas são mais amenas, porém segundo os meteorologistas, não haverá previsão de chuvas com boa intensidade que permita recuperar os reservatórios pelos próximos três, quatro ou cinco meses. 

O mais surpreendente é que o “administrador do estado que pertence ao partido do passarinho”, não comenta sobre racionamento, nem sobre os relatórios de mais de 10 anos que foram entregues nas mãos de seus "competentes assessores”, em que este panorama era apontado, com possíveis soluções e/ou investimentos necessários. O atual desafio de conviver em um país onde a má administração dos recursos públicos, corrupção e outras irresponsabilidades é tarefa para muitas caixas de omeprazol. Afinal, político é: sinônimo "daquele que faz as coisas acontecerem para seu próprio benefício". 

Neste momento, não adianta olhar para o lado. A crise é profunda e não há nada que se salve no mar de lama em que estamos atolados. É Petrobrás-Pasadena, nomes começam a aparecer, é mensalão-mineiro, mensalão da estrela, etc, etc. Em suma, a realidade é que nunca estive tão desiludido com este país. Os adversários políticos do "partido do passarinho", se é que podemos chamá-los de adversários, demoraram mais de 30 anos para chegar ao poder. Discurso firme, punhos cerrados, históricamente oposição, contra tudo, todos, fosse bom ou ruim para o país. E quando chegaram ao poder, trilharam os mesmos caminhos da lama de todos os outros partidos existentes. O mais decepcionante é anulamento de uma esperança de quem viveu mais de vinte anos sob de censura e falta de liberdades democráticas. E a tal democracia chegou., se consolidou, para dar...nisso aí ?

E vem aí...mais uma eleição. Nunca estive tão descrente que o voto democrático possa mudar alguma coisa por aqui. Não tenho dúvidas sobre sua força, mas pelo fato que nenhuma destas correntes nos representa de forma digna, ao ponto de fazer este país caminhar ao menos para melhores dias, fora de tudo o que temos acompanhado nos últimos anos. A expressão "casa da mãe Joana" se aplica tão bem que nem dá pra discutir. Ah...deixe-me sair daqui. Vou tomar banho, talvez amanhã não dê mais tempo...

Para saber mais..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://noticias.r7.com/sao-paulo/fotos/com-seca-reservatorio-do-cantareira-lembra-regiao-do-semiarido-12032014#!/foto/1
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Opiniões, críticas: ogfilho@gmail.com
Gostou? Seja membro do blog !
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Olá caro Osvaldo Gomes!

    Queria deixar registrado aqui, meu parabéns à você, parabéns pelas matérias aqui relacionadas e abordadas!

    Realmente, vou fazer 39 anos agora em junho, e nesses trintas e tantos anos de minha vida, vi pouquíssimas mudanças nessa nossa terra tupiniquim.

    Em minha humilde, o que mudou, foi em decorrência do progresso natural das coisas, simplesmente isto, nada mais...

    Também estou totalmente descrente no futuro de nossa nação...

    Siga em frente com seu trabalho, pois há assuntos e matérias muito interessantes aqui!

    Um grande abraço!

    bettodedeus.

    ResponderExcluir